Nós somos a FORTE FLORESTAL, somos Plantadores de Florestas!

Uma empresa especializada na Implantação, Manutenção, Manejo e Comercialização de espécies florestais de ciclo longo, produtoras de madeira nobre, consorciadas com cultivos agrícolas em um Sistema Sustentável de Cultivo.

O Projeto Forte Florestal surgiu em meados de 2012, quando o destino cruzou os caminhos do economista Felipe Passos e do engenheiro florestal Alessandro Ribeiro. A experiência no mercado financeiro aliada à experiência técnica validou a ideia. No mercado, investidores sem experiência rural mostravam ávido interesse em investir em florestas e na prática pequenas florestas isoladas não iriam gerar os rendimentos esperados. O princípio básico do projeto é reunir na região pessoas interessadas no cultivo de madeira e, assim, formar um polo de plantio que funciona como uma ‘’cooperativa’’, pois todos se beneficiam da mesma estrutura de produção, beneficiamento e comercialização da madeira.

Dentre as regiões do Brasil aptas à implantação de florestas, escolhemos a região do Vale do Ribeira/SP para realizarmos os plantios, devido a sua vocação florestal natural e facilidades logísticas como a proximidade à capital São Paulo (200km) e aos portos de Santos (200km) e Paranaguá (180km).

Durante esses anos, percebemos a clara viabilidade de introduzir culturas secundárias no sistema florestal para geração de renda anual que custeie toda a produção, o que torna mais atraente ainda o investimento.

Neste cenário, validamos um novo sistema de manejo, denominado de Florestas Agro Sustentáveis, com tratos culturais de baixo impacto, buscando uma produção orgânica e sustentável, gerando Créditos de Carbono e com todo processo Certificado FSC até a cadeia produtiva para beneficiamento e agregação de valor nos produtos.

O conceito básico das Florestas Agro Sustentáveis é controlar os fatores que atuam negativamente no desenvolvimento dos cultivos com Vida – e não combater com Morte. A aplicação de herbicida mata as ervas daninhas e os microrganismos do solo; a aplicação de agrotóxicos matam formigas, insetos e fungos benéficos e patogênicos; a aplicação de adubos químicos salinizam o solo e matam microrganismos. Todas essas atividades que matam possuem baixo poder residual – em um curto período, é necessário repetir a operação.

Nossa ideia é controlar esses fatores com Vida, aprendendo e imitando a Natureza: substituindo as ervas daninhas por espécies vegetais fixadoras de N, ou agrícolas, ou animais; espécies leguminosas e agrícolas que irão fertilizar a terra com seu material orgânico e fixar nutrientes do ar e do solo; pulverizações com microrganismos benéficos (bactérias fotossintéticas, leveduras, fungos) coletados nas matas vizinhas dos plantios, microrganismos que possuem o poder de desinfetar o ambiente, disponibilizar nutrientes para as plantas e eliminar patógenos. Basta observar uma floresta natural: estão sempre em equilíbrio, pois estes microrganismos são a energia vital da floresta.

Este projeto é o resultado de anos de pesquisa, dedicação e persistência. Mais do que isso, ele é fruto da confiança que os investidores depositaram em nosso trabalho. Temos bastante orgulho e carinho pelo que vem sendo desenvolvido de forma séria, principalmente por unir rentabilidade com sustentabilidade.

As informações que transmitimos são dadas de boa-fé. Somos uma empresa prestadora de serviço e não possuímos condições de garantir alguma rentabilidade e nem previsão estimada da produção ou qualquer outro resultado. Trabalhamos com a Natureza, com a Sociedade e com o Mercado.

Conte Conosco!

‘’Eu quero um canto de paz

O canto da chuva, o canto do vento

A paz do índio, a paz do céu

A cara do sol e o sorriso da Lua

Junto à Natureza em comunhão

O som da cachoeira me levando

As águas desse rio me acalmando…”

O caipira na floresta